Pular para o conteúdo principal

Rádio Seara Web

A Importância do Batismo com o Espírito Santo

Ora, já vimos que o próprio Senhor Jesus precisou do batismo com o Espírito Santo. Os apóstolos também foram batizados quando estavam reunidos no Cenáculo, logo após a ressurreição e a aparição do Senhor entre eles, no primeiro dia da semana, ou seja, no domingo (aliás, cabe aqui dizer que nós, os cristãos, guardamos o domingo exatamente pelo fato de o Senhor ter ressuscitado no domingo). Agora verificaremos que tanto a virgem Maria, mãe de Jesus, como os seus demais filhos, irmãos carnais de Jesus, consequentemente receberam o batismo com o Espírito Santo. Vejamos: “Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dEle.” (Atos 1.14).
Isso prova que, ao se cumprir o dia de Pentecostes, “estavam todos reunidos no mesmo lugar” (Atos 2.1), inclusive Maria e os irmãos de Jesus. Daí, quando houve a descida do Espírito Santo naquele dia, ela e os demais filhos receberam a infusão do Espírito de Jesus, passando todos a falar em outras línguas. O batismo no Espírito Santo foi uma realidade naquela época como o é nos dias atuais, uma vez que ser cristão sem esta experiência é como aqueles que “ouvem o galo cantar, mas não sabem onde”. Assim ocorre com os que aceitaram o Senhor Jesus e ainda não tiveram uma experiência com Ele através do batismo, o qual Ele foi o primeiro a receber, vindo em seguida os Seus apóstolos, Sua mãe, Seus irmãos e todos os que tinham sede de uma aproximação íntima e verdadeira com o próprio Deus.

Por que devemos ser batizados com o Espírito Santo?
O batismo com o Espírito Santo não é uma questão de opção doutrinária ou denominacional. Porém, uma necessidade imperiosa, com o objetivo de sobrevivência da própria fé cristã. Como testemunha do Senhor Jesus e ministro de Deus, posso afirmar, com toda a segurança, sem qualquer receio de errar, que é impossível seguir o Senhor Jesus sem o batismo com o Espírito Santo. Em outras palavras, é impossível ser cristão sem ser selado com o Espírito Santo!
Nós temos visto muitos “cristãos” se esforçando para permanecerem fiéis às suas chamadas, fiéis à fé, fiéis ao Senhor Jesus. Infelizmente, tudo tem sido em vão, uma vez que vivemos num mundo odiento e totalmente contrário à fé cristã. Como os cristãos da “Casa de César” (aqueles que viviam no tempo dos imperadores romanos), em que ser cristão significava ser oposto a César e, consequentemente, correr o risco da própria vida.
Ora, os tempos mudaram, mas os demônios são os mesmos, o mundo é o mesmo e os riscos são os mesmos. Daí, ser cristão sem o selo do Espírito Santo é a mesma coisa que um mar sem água, uma floresta sem árvores, um corpo sem espírito.
Ser cristão sem o batismo com o Espírito Santo é como seguir uma religião sem o conhecimento da causa, ou como seguir o Senhor Jesus sem, no entanto, conhecê-Lo pessoalmente; apenas porque nos falam a respeito dEle. O que adianta você seguir o Senhor Jesus por informação de terceiros? Qual é o benefício que alguém pode receber por apenas saber que existe um Salvador?
É a mesma coisa que uma pessoa faminta ouvir falar de um prato de comida especial e continuar com fome e na esperança de algum dia poder comê-lo. Ora, assim têm sido com algumas igrejas deste mundo, que têm prometido “mundos e fundos” e, no entanto, o povo continua gemendo com fome, sede, frio e dor.
É por esta razão que algumas igrejas cristãs estão apinhadas de pessoas com desvio de conduta, de sexualidade, etc. É por esta razão que o mundo cão ocupa alguns lugares das igrejas, ouvindo o próprio Satanás com a Bíblia na mão “pregando”.
Por falta do batismo com o Espírito Santo, a mensagem do Evangelho está no mesmo nível da mensagem de Buda, Maomé e outro deus qualquer.
Meu amigo leitor, existe uma vida maravilhosa nesta existência. E isto tem início em você, quando recebe o batismo com o Espírito de Jesus. Este batismo dá ao cristão todas as condições necessárias e suficientes para assumir e viver pela fé, sem o mínimo receio de um dia vir a sucumbir em sua vida cristã.
O batismo com o Espírito Santo nos faz conhecer pessoalmente o Senhor Jesus, além de sermos guiados exclusivamente por Ele. Quando isto acontece, não nos deixamos manipular por quem quer que seja, como é costume de todos os que se deixam levar pelas aparências da religiosidade.
O batismo com o Espírito Santo leva-nos a experiências constantes com o próprio Deus, pois não sabemos como devemos nos conduzir diante deste mundo tenebroso, nem como diferenciar o bem do mal. Então, é aí que este batismo nos proporciona condições para não nos deixarmos ser levados pelos conselhos humanos e, às vezes, até diabólicos.
O batismo ou o selo de Deus nos garante a certeza da Salvação e impede que sejamos enganados ou iludidos pelas nossas próprias fraquezas, motivando-nos a um constante crescimento espiritual, a fim de podermos servir melhor ao Senhor:
“Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a Cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor. Efésios 4.13-16

Texto retirado do livro "O Espírito Santo", do bispo Edir Macedo.

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Lição Sobre o Último Milagre de Jesus

Você sabe qual foi o primeiro milagre de Jesus? Foi em Caná da Galileia, Jesus deu início ao seu ministério. Milagrosamente transformou água em vinho numa festa de casamento; aquele seria o seu primeiro milagre (João 2: 11). O ministério de Jesus inicia com interesses de bênção, não de juízo ou punição; de mãos que curam não que empunham a espada. Agora, você sabe qual foi o ultimo milagre de Jesus? Aconteceu com a desastrada tentativa de Pedro de impedir a prisão de Jesus, decepando a orelha do servo do Sumo-Sacerdote, só serviu para revelar que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens. O último milagre de Jesus foi curar o líder do grupo que havia sido enviado para prendê-lo. Em Lucas 22: 51 relata que Jesus tocando na orelha do homem, Ele o curou. Em seu primeiro milagre Jesus transformou água em vinho e em seu último curou um pecador inimigo de Deus. Em João 1: 17. Diz: “A Lei foi dada por intermédio de

Estou Voltando para uma Aliança

Isaias 55: 3 – “Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpetua, que consiste nas fiéis misericórdias prometidas a Davi”. Aliança é um substantivo feminino; que significa pacto ou tratado entre indivíduos, união ou ligação. O nosso Deus é Deus de alianças! Quando Deus diz: “Porque convosco farei uma aliança”. Ele não se refere apenas para a nação de Israel, Ele se refere a você. Isso mesmo! A você. O que eu acho lindo de Deus, nesse texto é que Deus nos chama todos os dias para fazermos uma aliança com Ele. Em Gênesis 17: 7, por exemplo, foi iniciativa de Deus em fazer uma aliança com Abrão. Deus ama compromisso, Deus ama pessoas com iniciativas, mesmo que hoje não esteja vivendo uma vida que demonstre uma real aliança com Deus, mas sente no coração que precisa de um encontro com Deus para que sua aliança seja renovada. Deus chama você nesse dia para três coisas: 1- Ir a Ele; 2- Ouvir Ele; 3-

4 Ensinamentos sobre o Espírito Santo

  Sem o Espírito Santo não tem como trabalha seu caráter. É impossível você nascer de novo, é impossível você ser regenerado sendo que o Espírito Santo é o único agente, é a única força, é a única inteligência, é a única fonte que pode dominar o caráter corrompido do homem. O homem é capaz das piores orgias por causa do efeito do pecado do seu caráter. Na há psicologia, ciência humana, não há instituição que pode domar o chamado “homem interior”, não há nada, só há uma força: O Espírito santo de Deus. Quem tem o Espírito Santo tem o Fruto do Espírito Santo.   Existe um fruto do Espírito que se chama Domínio Próprio, que é a capacidade que o Espírito Santo nos dar de dominar a nós mesmos. O homem corrompido sem Deus não consegue ter domínio de si mesmo. Por isso que há estupros, violência, morte, brigas, contendas, suicídios e entre outras coisas que vão de frente com a Palavra de Deus. O Espírito Santo é a peça esculpidora do caráter. Ele controla aquela massa corrompi